O óleo é um dos itens mais fundamentais de um motor. O uso errado desse item pode prejudicar seriamente componentes internos, causando desgaste prematuro ou até mesmo a quebra do motor. Mas qual o óleo correto para meu motor? Qual o período correto de troca?
Pode parecer óbvio dizer que o correto é seguir o manual do veículo, mas o fato é que muitas oficinas oferecem a seus clientes diversos tipos e marcas para um mesmo carro. Geralmente os óleos lubrificantes são vendidos por sua viscosidade, como por exemplo 20w50 ou 10w40, dando a entender que essa numeração basta para classificar o lubrificante como o correto para seu carro. Mas além da viscosidade, uma serie de fatores interferem nessa classificação. Outro erro muito comum é medir o tempo de troca do óleo com base em sua composição. O frentista fala "bota o sintético que dura 20 mil km." Em resumo, mudar a viscosidade do óleo pode ocasionar falhas na lubrificação, maior consumo de combustível, entupimento e até quebra. E, sendo ele sintético ou mineral, siga sempre o período de troca indicado no manual de manutenção.
Outro fator importante: É muito comum pararmos no posto e o frentista querer checar o nível do óleo. O problema é que quando paramos no posto, o motor já estava em funcionamento, fazendo o óleo subir para lubrificar as partes superiores do motor. Nesse caso, a vareta de medição não contará com esse óleo que está em cima, indicando falta de óleo, um prato cheio pro frentista vender um litro de óleo e ganhar uma comissão. Por isso, sempre efetue a troca do óleo em oficinas especializadas.
Outro fator importante: É muito comum pararmos no posto e o frentista querer checar o nível do óleo. O problema é que quando paramos no posto, o motor já estava em funcionamento, fazendo o óleo subir para lubrificar as partes superiores do motor. Nesse caso, a vareta de medição não contará com esse óleo que está em cima, indicando falta de óleo, um prato cheio pro frentista vender um litro de óleo e ganhar uma comissão. Por isso, sempre efetue a troca do óleo em oficinas especializadas.
Frentista não é mecânico, por isso nunca tire dúvidas de mecânica com eles. Mecânica de carro é coisa pra mecânico. Oleo pro carro é aquele recomendado pelo manual. Qualquer alteração na especificação pode prejudicar a durabilidade do motor ou então aumentar o custo de funcionamento do carro sem qualquer benefício em troca.
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