Hoje em dia, uma variedade enorme de aditivos de radiador está disponível no mercado. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre sua real utilidade e acabam dispensando seu uso, colocando apenas água no reservatório. O problema é que o radiador é feito de metal, assim como outros componentes do sistema, e a água acaba enferrujando essas partes, causando vazamentos. Outro problema é que a água ferve a uma temperatura mais baixa que o aditivo, ocasionando superaquecimento do motor. Por isso o uso do aditivo é necessário, pois ele aumenta a temperatura de ebulição da água, evita seu congelamento em regiões de baixa temperatura e também servem como lubrificante dos dutos e mangueiras do sistema. Mas não basta apenas colocar qualquer aditivo em seu carro. Muitas oficinas vendem aditivos pela cor, dizendo ser o original. Só que a grande maioria deles são compostos apenas por água e corante. Por isso, independente da cor ou da marca, peça sempre para o mecânico fazer o teste do aditivo na sua frente. Se ele não tiver o testador, procure outra oficina.
Outro ponto importante é saber o tipo de aditivo recomendado pelo manual do carro. A qualidade da mão de obra no RJ é ruim, então a melhor maneira de vc se proteger é conhecer o seu próprio carro. Existem aditivos orgânicos e inorgânicos... Se vc colocar o aditivo errado, pode dar adeus pro sistema de arrefecimento. Metais vão enferrujar, borrachas vão ressecar!
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